O começo do ano traz sempre a obrigatoriedade de cumprir com alguns valores importantes para o país. Temos como exemplo de um dos impostos mais relevantes o Imposto de Renda, que deve ser cumprido anualmente por alguns contribuintes.
Esse é um dos impostos obrigatórios mais significativos para nós, brasileiros, e não cumprir com o mesmo pode gerar consequências. Isto é claro, para quem não isento IR. Mas afinal, quem está livre da taxa?
Leia o texto a seguir e saiba quais as doenças que permitem a isenção do Imposto de Renda 2022.
Como funciona o imposto de renda?
O Imposto de Renda representa uma declaração de valores tributáveis, que irão determinar o quanto você deve pagar a Receita Federal.
Esse imposto está dividido em duas categorias: o IRPF e o IRPJ. O Imposto de Renda Pessoa Física é destinado a categoria de trabalhadores regulares que se encaixam nas regras do IR.
Enquanto isso, o Imposto de Renda Pessoa Jurídica, fica destinado a empresas e negócios que também excedem o limite do valor tributável anual.
Para cumprir com o IR, o contribuinte que se enquadre nos parâmetros requeridos, deve realizar a declaração do imposto de renda, que pode ser feito através do programa disponibilizado pela Receita Federal.
O que é a isenção do IR?
De acordo com a Receita, deverá realizar a declaração do IR, quem recebeu rendimentos tributáveis, que podem sofrer ajustes, superiores a R$ 28.559,70. O mesmo deverá estar atento ao extrato IRPF 2022.
Mas mesmo quem excedeu essa base e supostamente, deveria cumprir com o valor do IR, pode estar dispensado da taxa caso esteja dentro das regras de isenção do IR.
A isenção é um recurso muito importante que prevê de maneira legal a dispensa do pagamento do imposto de renda para pessoas classificadas em uma das condições especiais da Receita Federal.
Quais doenças permitem a isenção do IR?
A isenção é um recurso muito importante e que pode beneficiar diversos brasileiros em situação especial. Se você quer saber se tem direito a isenção do imposto a fim de solicitar o seu benefício, então confira a seguir a lista das doenças inclusas na isenção:
- AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)
- Alienação Mental
- Cardiopatia Grave
- Cegueira (inclusive monocular)
- Contaminação por Radiação
- Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante)
- Doença de Parkinson
- Esclerose Múltipla
- Espondiloartrose Anquilosante
- Fibrose Cística (Mucoviscidose)
- Hanseníase
- Nefropatia Grave
- Hepatopatia Grave
- Neoplasia Maligna
- Paralisia Irreversível e Incapacitante
- Tuberculose Ativa